quinta-feira, 26 de abril de 2018

Revelando-se no Sútil





Este é um convite para 3 dias de pesquisa nas altas Montanhas da Mantiqueira, no feriado de Corpus Christi: 


Revelando-se no Sutil 



Em 1850 Henry Thoreau decidiu partir para um longa travessia interna. Seu projeto era viver quase isolado, por dois anos, a beira do lago Walden. Em comunhão com os ciclos naturais, ele passou longos dias sentado na varanda da sua cabana, saboreando o simples fato de existir. Em algum momento desta pausa, no espaço lúdico do não fazer ele compartilhou: o ser humano se revela no sutil.

A idéia deste encontro é acessar a pausa que não espera nada, a economia de movimento e atenção. Sim estamos falando de uma certa “inteligência da desistência” para criar tempo e espaço, para aprofundar as relações desse vasto caminho de encontro com a simplicidade humana dentro de nós.

Como percebeu Thoreau, existe uma qualidade de mente que se regojiza e safisfaz com o simples fato de existir. É a mente de principiante do zen, que deixou de buscar transformação para comungar com o espontâneo e natural gesto de viver.

Serão 3 dias para cuidar de nossas feridas físicas e emocionais, tão sufocadas por nossas rotinas e escolhas em busca do perfeito. Teremos tempo para decantar o imperfeito, de um lugar simples e despretensioso. Lembraremos que podemos ser seres abertos espiritualmente, sem precisarmos ser diferentes de quem já somos.

A proposta desta vivencia é também um encontro de artes interdependentes. Sair do lugar comum é a sina de toda revelação.


Movimento, Percepção e Consciência com Gui Nascimento 


Vamos explorar uma pratica profunda e terapêutica que combina Yoga e Rolf Movimento™. Trabalharemos com respiração, toque integrativo, movimento, percepção, coordenação.

As posturas de Yoga serão abordadas com recortes e movimentos minimalistas, criando espaço p percepção de detalhes, e o entendimento sutil e biomecânico do corpo.

Desvelaremos a relação com a gravidade e com o espaço a partir de um lugar de conforto e inteligência. Teremos recortes filosóficos e poéticos para discutir e aprofundar estes conceitos.

Sondaremos o caminho Taoísta da energia. A energia que pulsa entre o céu e a terra e que está sempre presente e disponível para ser armazenada. Essa energia que circula sem parar, mas por não termos o hábito da pausa, não nos damos conta. Faremos o enraizamento dela, e nesse contexto, desenvolveremos diversas praticas de encontro com a presença.


Kirtan e Reconexão com Jimmy Junoy 

As praticas de corpo e percepção, serão regadas pelo trabalho sofisticado e profundo de Jimmy Junoy. Jimmy vai explorar o som por meio de mantras e sonoridades ancestrais. Também teremos um kirtan conduzido por ele sábado a noite, e se o friozinho permitir faremos um som na fogueira!

Algumas palavras do próprio Jimmy sobre o significado do trabalho lindo e sensível que faz:

“Kirtan é o encontrar da transcendência, é expressar o amor divino. O coração se abre e um sentimento sublime se espalha através da nosso ser profundo, conectando-nos ao Mistério Supremo, o poder divino que brilha em todas as coisas. Depois de cânticos constantes, começamos a sentir uma felicidade incrível e uma alegria ilimitada. Nós consideramos a verdadeira natureza: amor sempre renovado para todos os seres vivos e para o nosso Criador. Essa experiência une nossa consciência individual com a consciência universal. O mantra impregna nossas mentes, vibrando em todas as células do corpo, através da repetição contínua, e se torna uma poderosa ferramenta de purificação e crescimento espiritual. Este yoga maravilhoso que nos ajuda a equilibrar nossa existência, transformando nossos desafios, ajudando-nos a controlar as emoções e os sentimentos profundos que emergem das profundezas da nossa alma …”



Rotina

- duas praticas diárias, de Yoga e Rolf Movimento, manha e final do dia

- passeios pela fazenda e caminhada para ver o por do sol

- muito tempo de ócio criativo, para descansar, tomar banho de cachoeira, ler e não fazer absolutamente nada

- encontros musicais noturnos

- massagens que serão agendadas por lá!

Chegada na Fazenda: no dia 31 de maio, quinta feira, após as 14 hs (almoço na estrada!)

A Roda de abertura vai acontecer as 17 hs, do dia 31 (imprescindível a presença de todos)

O encontro termina dia 03 de junho após o almoço



Valores, Reservas e mais informações:
guilhermefn@hotmail.com

Whatsapp: (11)98147-0275

Incluso estadia, alimentação para 4 dias e 3 noites - 31 de maio a 03 de junho. Todas as práticas, oficinas, meditações e passeios.

*Não Incluso: 
Massagem
Transporte até a Fazenda




Fazenda Lila

O encontro vai ocorrer na Fazenda Lila, em São Bento do Sapucai. Lugar mágico, cheio de vida e intensão luminosa. Canto de terra que floresce, onde jorra água, onde canto o pássaro, onde tudo nasce, e onde a alma descansa e decanta.
A fazenda está situada há 1.300m de altitude na zona rural de São Bento do Sapucaí, SP, cerca de 3 horas de São Paulo.
Há 35 anos a mesma família se dedica à fazenda depositando nessa terra todo seu amor e cuidados. Com mais de 35.000 árvores plantadas e centenas de espécies de pássaros aqui se tornou um refugio e santuário tanto para os animais e para a natureza quanto para as pessoas que desejam se conectar consigo mesmo e com a Terra.



Jimmy Junoy

Já fiz muitas inflexões pela música em toda a minha vida. Desde adolescente fascinado pelo jazz formei inúmeros grupos, como o Instant Jazz quartet, já estive no mesmo palco com Herbie Hankock, Ray Mantilla, Charles Williamson, Raul de Sousa, Hermeto Pascoal, entre muitos outros.
Há uns 25 anos descobri que cantar e tocar para as pessoas é muito legal, mas fazê-lo para Deus é o máximo ! Enveredei pela meditação, yoga e pelo auto conhecimento e cheguei até a mantra yoga e a kirtan music. Tenho me apresentado com os grandes nomes dessas áreas, como Krishna Das, Jai Uttal, Gina Sala, Daniel Paul, entre muitos outros.


Sebastian Valla
Massoterapeuta francês, certificado em Deep Tissue Oil Massagem e Thai Yoga Massagem desde 2008. Aprendeu as práticas nas melhores escolas na Tailandia (Wat Po Massage School & Sunshine Massage School), com mestres reconhecidos em técnicas manuais na Ásia e França.
Seu objetivo é compartilhar esse conhecimento, para proporcionar bem-estar, um interlúdio agradável em sua vida.


Gui Nascimento 
É o idealizador do projeto “Revelando-se no Sutil”. Morador da cidade de São Paulo Ex. advogado formado pela Universidade De São Paulo. Gosta de andar pelas ruas da cidade de olhos bem abertos. Transita pelas diversas realidades. Acredita na caminho da consciência. Busca um olhar terapêutico profundo, sutil, delicado, acolhedor. Desenvolveu seu próprio método de Yoga terapêutico, é Rolfista(Rolfing®) e Rolfista de Movimento™. Sabe que o lugar de partida é sempre o desconhecido, que o lugar de chegada é incerto. Divide seu tempo entre aulas de Yoga e explorações energéticas, caminhadas nas montanhas, banhos gelados, e sempre nutrindo-se da música.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...